Um surdo-mudo portador de deficiência intelectual teria sido agredido fisicamente por agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) em Xapuri no dia 5 de outubro, conforme relato da irmã e tutora da vítima. A denúncia foi apresentada ao Ministério Público local nesta semana, que orientou a tutora a registrar um boletim de ocorrência, previsto para ser feito na sexta-feira, 13 de outubro.
A vítima, um homem de 45 anos, não é agressiva e nunca causou problemas, afirma a irmã que pediu anonimato. “Não conseguimos entender o motivo da agressão. Exigimos providências para evitar futuras ocorrências”, disse ela.
Um vídeo do incidente mostra o momento em que o homem, vestido com uma camisa rosa e bermuda escura, se aproxima de uma marcenaria no bairro Sibéria. Em seguida, quatro agentes do BPA, armados, saem de uma viatura e se dirigem a ele. O vídeo não capta o que acontece depois. Alega-se que a abordagem policial teria sido motivada por uma pessoa que filmava os agentes no local.
Até o momento, a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Acre (PMAC) não se pronunciou sobre o caso. A matéria será atualizada assim que houver um posicionamento oficial.