Estação VIP anuncia demissão de 300 vigilantes da SESACRE e pendências com a SEE ameaçam 700 empregos até dezembro

A Estação VIP, uma das empresas líderes em segurança privada no estado, anunciou que emitirá notificações formais aos mais de 300 vigilantes que prestam serviços à Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE) no início de novembro de 2023. O último dia de trabalho para esses profissionais está programado para 30 de novembro de 2023.

Luiz Ivan, um dos sócios da empresa, explicou que a decisão de encerrar o contrato com a SESACRE foi motivada pelo atraso nos pagamentos referentes às repactuações de 2022 e 2023, totalizando cerca de 5 milhões de reais. A Estação VIP argumenta que a ausência desses pagamentos tornou insustentável a manutenção financeira do contrato, apesar de ter continuado a quitar os atrasos dos vigilantes com os devidos reajustes desde março de 2022. Sem esses repasses, a empresa não tem meios para assegurar a continuidade dos serviços.

Além disso, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) também enfrenta uma situação semelhante de precariedade no contrato. Caso os repasses das repactuações não sejam efetuados em breve, a SEE também enfrentará a rescisão do contrato, o que poderia resultar em mais 400 demissões, totalizando 700 demissões até o final de dezembro de 2023.

A situação é crítica, não apenas para a Estação VIP, mas principalmente para os vigilantes que dependem desses empregos para sustentar suas famílias. Além disso, a recorrência dos atrasos nos pagamentos dos vigilantes se tornou uma realidade constante, causando instabilidade financeira para esses trabalhadores.