Na última terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Acre deu um passo crucial ao instalar a Comissão Especial de Integração Latino-Americana e Relações Internacionais. A presidência da comissão ficará a cargo da deputada estadual Antônia Sales (MDB), enquanto o deputado Afonso Fernandes (PL), autor do requerimento, assume a vice-presidência.
Os membros titulares da comissão incluem Tadeu Hassen (Republicanos), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Maria Antônia (PP). Os suplentes são Clodoaldo (Republicanos), André Vale (Podemos), Chico Viga (PDT), Emerson Jarude (Novo) e Adailton Cruz (PSB).
A finalidade da comissão é emitir pareceres sobre temas relacionados às relações internacionais que afetam os interesses do Estado do Acre. Isso inclui a implementação de programas e a geração de ações conjuntas com os poderes legislativos estaduais, dos países andinos e da América do Sul, com o objetivo comum de fomentar a integração econômica, política, social e cultural dos povos andinos e sul-americanos, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações, entre outros assuntos.