Na noite de ontem, 27, o renomado pecuarista Sebastião Gardingo, conhecido como Tonzinho, perdeu a vida em um trágico acidente no KM 19 da Estrada de Boca do Acre (AM). O fazendeiro, que tinha 76 anos, conduzia uma caminhonete Hilux quando colidiu na traseira de um ônibus escolar que estava parado na pista. Informações preliminares não confirmaram a presença de estudantes no veículo escolar.
Gardingo, figura de destaque entre os fazendeiros do Amazonas, frequentemente visitava Rio Branco em busca de serviços, principalmente para adquirir insumos para suas fazendas e veículos.
A fatalidade ocorre após a vida do pecuarista ter sido marcada por uma reviravolta em maio de 2019. Na ocasião, Tonzinho e outros 17 fazendeiros foram detidos em uma ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Exército Brasileiro, na Operação OJUARA. A operação visava desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes ambientais, desmatamento extensivo no sul do Amazonas, lavagem de dinheiro e corrupção. Os crimes eram atribuídos, em tese, a servidores do IBAMA no Acre, policiais militares em Boca do Acre/AM e grandes pecuaristas na região sul do Estado do Amazonas.