Nesta terça-feira (28), o Acre integra a lista de 10 estados alvo da Operação Não Seja um Laranja 3, deflagrada pela Polícia Federal em colaboração com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação visa desmantelar esquemas criminosos especializados em fraudes bancárias eletrônicas, com a execução de 19 mandados de busca e apreensão em todo o país, coordenados pelas Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos.
A investigação concentra-se em indivíduos que disponibilizaram suas contas pessoais para receber recursos provenientes de golpes e fraudes contra clientes bancários. No Acre, um mandado está sendo cumprido no âmbito da operação.
A Polícia Federal destaca a preocupação com o aumento significativo da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, que, mediante pagamento, emprestam suas contas bancárias para facilitar transações fraudulentas, resultando em vítimas consideráveis.
Seis mandados são executados na Paraíba; dois nos estados de Alagoas, Goiás, Maranhão e Piauí; e um no Acre, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
As instituições bancárias emitiram um alerta, ressaltando que “emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos”.
Em caso de comprovação das práticas criminosas, os suspeitos podem enfrentar acusações que incluem associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.