Nove artesãos do Acre se destacaram no 16º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, realizado em Brasília de 15 a 19 de novembro. Eles apresentaram e venderam diversas peças, incluindo marchetaria, bolsas, artigos de decoração, cestaria, biojoias e calçados de borracha, alcançando um valor total de R$ 199.977,00 e conquistando o primeiro lugar no evento.
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), proporcionou uma ajuda de custo aos artesãos para participar do evento, contando com o suporte do Programa REM (REDD Early Movers) e a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).
A coordenadora do Artesanato da Sete, Terezinha Messias, destacou o objetivo de incentivar a preservação e o consumo desses produtos, fortalecendo as relações entre artesãos e consumidores. A diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques, ressaltou a satisfação de estar em primeiro lugar nas vendas, destacando o esforço do segmento artesanal.
O Programa REM é resultado de uma cooperação financeira entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido, com o objetivo de implementar projetos para a conservação das florestas, beneficiando produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.