Artesãos Acreanos se Destacam em Vendas no 16º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras

Nove artesãos do Acre se destacaram no 16º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, realizado em Brasília de 15 a 19 de novembro. Eles apresentaram e venderam diversas peças, incluindo marchetaria, bolsas, artigos de decoração, cestaria, biojoias e calçados de borracha, alcançando um valor total de R$ 199.977,00 e conquistando o primeiro lugar no evento.

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), proporcionou uma ajuda de custo aos artesãos para participar do evento, contando com o suporte do Programa REM (REDD Early Movers) e a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

A coordenadora do Artesanato da Sete, Terezinha Messias, destacou o objetivo de incentivar a preservação e o consumo desses produtos, fortalecendo as relações entre artesãos e consumidores. A diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques, ressaltou a satisfação de estar em primeiro lugar nas vendas, destacando o esforço do segmento artesanal.

O Programa REM é resultado de uma cooperação financeira entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido, com o objetivo de implementar projetos para a conservação das florestas, beneficiando produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.