Após denuncia de Fábio Araújo, prefeitura pausa programa recomeço aguardando parecer do TRE

Nesta segunda-feira, 8, após a denuncia feita pelo vereador Fábio Araújo sobre os mais de 6000 itens armazenados em um depósito e não entregues às famílias necessitadas, a Prefeitura de Rio Branco anunciou a pausa temporária do Programa Recomeço, destinado a auxiliar famílias impactadas pela enchente do rio Acre e igarapés em março de 2023. O programa, que fornecia móveis e eletrodomésticos, será temporariamente interrompido enquanto aguarda um parecer do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a legalidade da entrega desses itens em ano eleitoral.

O secretário de Gestão Administrativa da Prefeitura, Jhonatan Santiago, explicou que a pausa ocorre devido a atrasos na entrega por parte de alguns fornecedores, impactando parte das entregas programadas para o ano eleitoral. A antecipação busca evitar problemas legais na gestão. Simultaneamente à pausa, a administração municipal revisitará as residências beneficiadas, reavaliando a necessidade das doações, especialmente considerando que algumas famílias já recuperaram seus bens por conta própria.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Suellen Araújo, destacou a reavaliação das prioridades, priorizando casos como pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção, gestantes, entre outros.