Risonete Borges Monteiro, conhecida como Morena, e Benigno Queiroz Sales, apelidado de “Banana”, foram denunciados por serem, respectivamente, mandante e autor do assassinato de Francisco Campos Barbosa, conhecido como Chico Abreu, em 27 de novembro de 2022, na divisa entre Xapuri e Epitaciolândia. A decisão da Justiça acreana determinou que ambos vão a júri popular.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), Risonete teria contratado Benigno para assassinar o marido visando ficar com uma quantia de dinheiro que ele tinha em casa.
O corpo de Chico Abreu foi encontrado com perfurações de bala após ficar desaparecido por dois dias. O Instituto Médico Legal (IML) constatou também sinais de enforcamento.
Nas investigações, Risonete se tornou suspeita de ter tramado a morte do companheiro em conluio com Benigno, que trabalhava como diarista para a vítima havia cerca de um mês.
Ambos foram presos, com Benigno confessando o crime em juízo. O juiz de Xapuri, Luís Gustavo Alcalde Pinto, destacou que a investigação da Polícia Civil apresentou indícios suficientes para levar os réus a julgamento. No caso de Sales, houve a confissão dele em juízo.