Governo do Acre decide ampliar leitos de UTI devido a emergências em saúde

Diante do aumento significativo de casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) e COVID-19, bem como emergências clínicas, acidentes, traumas e internações pós-cirúrgicas em todo o estado, o Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), decidiu tomar uma medida urgente visando ampliar o número de leitos de UTI nas unidades de saúde em todo o estado nos próximos dias.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) através de um comunicado à imprensa.

A medida vem em resposta à alta ocupação dos leitos de UTI, resultado do aumento de casos de dengue e COVID-19 no Acre. A Sesacre monitora a ocupação dos leitos por meio do Observatório em Saúde.

O estado registrou 1.260 notificações de dengue nas primeiras duas semanas de janeiro, com Rio Branco liderando as notificações. Em dezembro, mais de 700 casos de COVID-19 foram registrados, contribuindo para a superlotação das unidades de saúde. O mês de janeiro ainda não teve o número de casos de COVID-19 contabilizado devido a problemas no painel de monitoramento do Observatório da Saúde.