Cheia do Rio Acre afeta mais de 400 pessoas em Rio Branco

O nível do Rio Acre continua aumentando e a cada minuto que ele aumenta, atinge um maior número de famílias, preocupando as autoridades estaduais e residentes das áreas próximas ao rio e aos igarapés.

Conforme o último boletim da Defesa Civil Municipal, às 18, o Rio marcava 15,17 metros, um acréscimo de 11 centímetros desde às 15 horas, em que o nível do rio era de 15,06 metros. O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, alerta para chuvas previstas até segunda-feira, com uma possível trégua na terça-feira, 27.

Esse acúmulo de chuvas pode consequentemente agravar a situação do Rio Acre e assim retornar o aumento do nível nos igarapés, que neste momento estão estabilizados. Cláudio Falcão destaca previsão de chuva em outros municípios, podendo elevar o nível do rio para 16 metros na próxima segunda-feira, 26.

A cheia já afetou cerca de 23 bairros em Rio Branco, com 85 famílias em abrigos municipais e 30 desalojadas em casas de parentes, totalizando mais de 400 pessoas afetadas.

Um vídeo nas redes sociais mostra a grave situação na Comunidade Novo Porto, Tarauacá, com casas submersas e acesso comprometido.

“Infelizmente aqui no Novo Porto, estamos tendo a pior alagação dos últimos tempos. Muito sofrido, muito prejuízo, para essa comunidade do Novo Porto. E a grande dificuldade que nós temos hoje aqui é o acesso, o isolamento que nós temos”, destaca o morador em vídeo.

Veja o vídeo abaixo:

Vídeo: Redes sociais/reprodução

Matéria feita por Mirlany Silva