Governo solta nota pública sobre o processo de encerramento do contrato com a empresa MedTrauma

Após ser exposta em uma reportagem do Fantástico, pela Tv Globo, no último domingo, 18, a empresa MedTrauma Serviços Médicos Especializados Ltda., especializada em serviços ortopédicos, está sendo investigada em um suposto esquema que envolve a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em que as acusações comprovam superfaturamentos e cirurgias desnecessárias.

A Controlaoria-Geral da União (CGU) é quem está apurando o caso, que resultou em um relatório destacando informações referentes aos anos de 2021 a 2022, da primeira gestão do governador Gladson Cameli.

Já na última sexta-feira, 23, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, da 1° Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público, Fiscalização das Fundações e Entidade de Interesse Social, que também conduz a investigação contra a empresa MedTrauma, emitiu uma recomendação endereçada à Sesacre, solicitando a suspensão de todos os pagamentos à empresa.

Ainda na tarde de ontem, o governo do Estado do Acre, soltou uma nota informando que o processo de encerramento do contrato com a empresa MedTrauma foi iniciado, e que assim, “uma nova licitação será feita pelo governo do Acre para suprir as necessidades e demandas na área de ortopedia e trauma no Pronto-Socorro de Rio Branco, para que não haja qualquer tipo de prejuízo para a população”, diz um trecho da nota.

“Pontuamos que a suspensão imediata dos serviços por parte da contratada acarretará danos irreversíveis à população. Todas as medidas estão sendo adotadas com planejamento e cautela pela gestão”, concluiu.