Rio Acre ultrapassa nível de transbordamento e afeta 14 bairros

O nível do Rio Acre continua subindo de maneira rápida e expressiva. Na noite da última sexta-feira, 23, o Rio atingiu a cota de transbordamento de 14 metros. Já nas primeiras horas deste sábado, 24, o manancial registrou 14,67 metros.

Na última medição feita às 12 horas, o nível do Rio marcou 14,94 metros, ou seja, 94 centímetros acima da cota de transbordo.

Por conta da grande quantidade de chuvas que assola o estado nesta semana, o governador Gladson Cameli, decretou nessa sexta-feira, estado de alerta, prevendo equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergências em período de chuvas. O decreto é válido por 30 dias a contar da data da publicação.

Ao todo, quatro mananciais transbordaram em Rio Branco: Rio Acre, igarapés Batista, São Francisco e Dias Martins. E até o momento, 14 bairros foram atingidos: Vila Maria, Parque das Palmeiras, Hélio Melo (Sapolândia), Mocinha Magalhães, Bairro da Paz, Conquista, Edson Cadaxo, Sobral, Tropical, Adalberto Aragão, 6 de Agosto, Ayrton Senna, Volta Seca, São Francisco.

Cerca de 5 abrigos foram construídos para abrigar todas as famílias atingidas pela cheia, sendo que um desses abrigos é indígena.