Na manhã desta segunda-feira, 4, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Rio Branco para prestar apoio ao estado, que enfrenta as consequências das enchentes de rios e igarapés.
O governador Gladson Cameli (PP) adiantou que o governo está empenhado em prestar suporte, planejando o envio de cestas básicas e mantimentos às pessoas afetadas pelas enchentes.
A equipe do governo federal vem ao Acre após solicitação do senador Alan Rick em Brasília, onde ele apresentou, junto à bancada, a situação dos municípios atingidos pelas enchentes.
Após o desembarque, a comitiva sobrevoou as áreas atingidas pela cheia em Rio Branco e seguiu para Brasiléia, município que teve cerca de 80% do território afetado pelo transbordamento do Rio Acre.
Em Brasiléia, o grupo vai visitar áreas dos bairros Centro, Samaúma e Leonardo Barbosa, sendo este último o bairro mais afetado, onde a erosão causada pela cheia praticamente apartou a rua dos Catraieiros e mais de 400 famílias tiveram que deixar suas casas. Além disso, está prevista uma reunião com prefeitos do Alto Acre.
Após as atividades em Brasiléia, a comitiva ainda cumpre agenda em Rio Branco, visitando o abrigo do Parque de Exposições e o abrigo indígena na Escola Leôncio de Castro. Após as visitas, está agendada uma reunião com as equipes do governo do estado na sala de situação montada na Secretaria de Segurança Pública (SEJUSP).