O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, revelou nesta segunda-feira (11), os resultados alcançados pela Operação Dignidade, voltada para a assistência às famílias impactadas pela recente cheia do Rio Acre, ocorrida no domingo (10).
Segundo o balanço apresentado, a ação resultou na distribuição de mais de 21 mil kits, compreendendo 7.500 kits de água, 6.430 kits de limpeza e 6.642 sacolões de alimentos.
“Sentimos que foi um sucesso total esse trabalho que a gente fez no final de semana, com a entrega de kits de alimentação, limpeza e kits de água.
Um número bastante grande de pessoas beneficiadas, mas graças a Deus, graças à dedicação de cada um dos que lá estiveram, a gente conseguiu cumprir a meta, aliás, acho que foi até um pouco além da meta”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.
A operação mobilizou cerca de 140 pessoas, responsáveis pelo cadastramento das famílias nas áreas mais afetadas, abrangendo a Baixada da Sobral, além dos bairros do Segundo Distrito, como Cidade Nova e Taquari.
Dos 6.642 cadastrados, 180 famílias não compareceram para retirar os kits, mas terão uma nova oportunidade no próximo sábado.
Diante da elevada demanda, a Prefeitura autorizou a aquisição de mais 5 mil kits, iniciando nesta segunda-feira o processo licitatório para assegurar a disponibilidade até o final desta semana.
Estima-se que tenham sido desembolsados cerca de R$ 20 milhões, provenientes de recursos próprios, para as ações de enfrentamento à alagação.
O prefeito anunciou que novos cadastramentos serão realizados ao longo desta semana, com previsão de recadastramento a partir de quinta-feira, 13, para as famílias que não foram contempladas no primeiro ciclo de distribuição.
“Agradeço a cada um. Assim que a gente tiver noção de quando é que a gente vai ter os próximos sacolões, a gente vai desencadear novos cadastramentos”, declarou o prefeito.