O levantamento realizado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revela que em 2022 foram 236 mortes violentas, enquanto em 2023 foram registradas 206 em todo Acre, apresentando uma redução de 12,71%. Ou seja, o estado reduziu em 13% o número de mortes violentas em 2023.
Os municípios que mais se destacaram na redução foram Porto Walter, Tarauacá e Acrelândia, com quedas de 100%, 90% e 83%, respectivamente.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, atribui essa queda ao trabalho conjunto do sistema integrado de segurança pública, capacitações, operações e investimentos em armamentos. Ele ressaltou que esses esforços foram fundamentais para garantir mais segurança à população acreana.
“A redução é resultado do trabalho conjunto do sistema integrado de segurança pública, das capacitações, das operações, dos investimentos em armamentos e de toda a infraestrutura que o Estado nos fornece para garantir mais segurança para a população acreana”, destacou.
O chefe do Departamento de Inteligência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência da Sejusp, Nilber Chaves, enfatizou a importância do levantamento para aprimorar as estratégias de segurança.
“Com os relatórios estatísticos de análise criminal, nós pontuamos alguns lugares onde há maior incidência, pontuando os bairros mais violentos de cada município, assim como também os dias da semana que mais ocorrem e os horários. Isso serve para direcionar o policiamento de cada região, onde o gestor da aérea tem uma base para direcionar seus policiais para esses locais e, com isso, chegamos a essas reduções”, explicou.
O estudo considera mortes decorrentes de homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de ações policiais.