O deputado Pedro Longo (PDT), apresentou uma importante indicação para o desenvolvimento rural do estado, em um pronunciamento na sessão desta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
“Presidi o Detran um tempo atrás e naquela oportunidade, dentre outros programas que executamos, tem um que acho muito importante, principalmente para o povo rural, que é o programa CNH rural”, destacou o deputado.
Segundo ele, o programa, já foi implementado com sucesso na região do Juruá, tem como objetivo levar todos os serviços do Detran para escolas localizadas na zona rural. Nesses locais, são realizados exames médicos, psicológicos, provas de direção e um teste específico para verificar se o candidato preenche os requisitos mínimos para obter a habilitação.
“A minha indicação é para que esse projeto volte a acontecer. Já dialogamos com a presidência do Detran e já existe um ajuste para que a CNH rural volte a ser ofertada através do programa Detran Itinerante”, enfatizou Longo.
O parlamentar também destacou a importância do programa para os moradores das comunidades rurais, muitos dos quais utilizam seus veículos para transporte de suas produções sem possuir habilitação, correndo o risco de terem seus veículos apreendidos.
Para o deputado, com o retorno do programa, será possível levar todos os serviços do Detran para as comunidades rurais, garantindo que essas pessoas tenham acesso a serviços básicos essenciais.
“Para iniciar, será realizado um programa piloto na Transacreana, e providências já estão sendo tomadas para isso. Futuramente, todos os demais serviços serão disponibilizados para que os exames possam ser feitos localmente, nas comunidades rurais”, complementou.
O deputado ressaltou que o retorno do programa CNH Rural não só facilita a vida dos moradores do interior, mas também promove o desenvolvimento e a inclusão social nessas regiões remotas do Acre.
No Grande Expediente, o deputado retornou à tribuna para anunciar uma audiência pública que está marcada para ocorrer em Cruzeiro do Sul, no dia 19 próximo. “A Comissão de Segurança Pública da Aleac se reunirá na sede comercial da cidade para abordar questões prementes sobre a segurança na região, tema que tem gerado grande preocupação”. O convite foi estendido a todos os interessados, destacando a importância do debate que se avizinha.