Em sua 3ª edição, o evento da escola de idiomas Miza Education Centre, ofereceu uma imersão na cultura irlandesa com atividades típicas e brincadeiras divertidas em celebração ao Dia de São Patrício. Celebrado em 17 de março, o Saint Patrick’s Day é uma das festas mais populares na Europa, especialmente na Irlanda, onde começou como um feriado religioso em homenagem a Patrick, um bispo britânico que desempenhou um papel fundamental na conversão dos irlandeses ao cristianismo.
Apesar de suas origens religiosas, o Dia de São Patrício é reconhecido globalmente como uma oportunidade de se vestir de verde e participar de festividades. No Brasil, bares e pubs adotam o tema com decorações verdes, chapéus engraçados e trevos de três folhas, em honra ao santo padroeiro.
A diretora da escola, Milyene Brito, conta que o intuito do evento é fazer com que os alunos mergulhem na cultura dos países onde os idiomas são ensinados na instituição, como o Inglês, Espanhol e Francês.
“Eu morei alguns anos na Irlanda e depois fui para Nova Zelândia e Estados Unidos. Percebemos que é uma cultura mundial. Como trabalhamos com a cultura de todos os países, realizamos essas atividades com as crianças, conhecendo um pouquinho da bandeira, o mito do verde e qual é a representação das cores. Estamos aqui tanto com as crianças quanto com os adultos que não conheciam, agora passam a conhecer. Essa é a ideia mesmo, principalmente no Acre, de trazer um pouco da cultura de outros lugares, conseguindo abranger outras características desses países”, conta.
A celebração incluiu uma variedade de brincadeiras, como o passeio pelo arco-íris, tiro ao alvo, caça ao tesouro, amarelinha e o jogo da velha. Além disso, houve apresentações de música e dança típicas, bem como uma exposição sobre a história e tradições irlandesas, transportando os participantes para a atmosfera festiva de Dublin.
Para o próximo evento, Milyene promete uma nova experiência cultural antes do Dia da Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho. “A gente espera pro próximo evento, trazer mais alguma coisa também, antes do dia 4 de julho, que é dos Estados Unidos, mas eu acredito que vamos ter um antes, nesse meio termo, de outro país, para que também conheçam outras culturas, mas ainda é surpresa”, conclui.

Origem e mitos do St. Patrick’s Day
A celebração do St. Patrick’s Day, iniciada no século XVIII, é uma homenagem a São Patrício, um bispo católico nascido na Grã-Bretanha. Ao chegar à Irlanda aos 16 anos, ele se dedicou à conversão das pessoas ao cristianismo, tornando-se um marco na história do país.
Hoje, a festa se tornou um evento cultural irlandês, marcado por bebidas e trajes verdes, dando origem a vários mitos associados à data. Um dos mais populares é o do trevo de três folhas, que, segundo a lenda, São Patrício usou para explicar a Santíssima Trindade.
Outro mito relacionado é a cor verde, que se tornou um símbolo nacional. Curiosamente, originalmente, o Dia de São Patrício estava associado à cor azul. No entanto, o verde foi adotado, possivelmente pela conexão com os duendes do folclore irlandês.
De acordo com a tradição, vestir verde torna as pessoas invisíveis para os “leprechauns”, figuras mitológicas que gostam de pregar peças. Além disso, acredita-se que usar verde traga boa sorte, acrescentando um toque de magia à celebração.