Justiça determina implementação de Residência Terapêutica e Caps III em Rio Branco após ação do MPAC

Através da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, o Ministério Público do Acre (MPAC) obteve uma decisão favorável da Justiça para que a Prefeitura de Rio Branco implemente o Serviço de Residências Terapêuticas (SRT) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps III).

A ação, movida pelo MPAC, tem como objetivo garantir um espaço residencial adequado para usuários de serviços de saúde mental que não possuem suporte familiar e social suficiente. Além disso, visa ampliar os espaços para o atendimento de pessoas com sofrimento mental, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, tanto em situações de crise quanto nos processos de reabilitação psicossocial.

Além da implementação do Serviço de Residências Terapêuticas e do Caps III, a decisão também determina a realização de um concurso público para a contratação de servidores efetivos que atuarão nos espaços, conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Saúde Pública do Município de Rio Branco.

Foi estabelecido um prazo de 30 dias para que o município inicie o cumprimento das obrigações, sob pena de multa mensal no valor de R$ 50 mil.