A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos Delegados de Polícia, Lindomar Ventura e Adan Ximenes, finalizou a investigação do Inquérito Policial sobre a explosão de um barco às margens do Rio Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, em junho de 2019.
Os delegados entenderam que a maioria dos envolvidos agiu com dolo eventual, resultando no indiciamento de seis pessoas por homicídio doloso. O dolo eventual ocorre quando alguém assume o risco de produzir o resultado.
O acidente resultou na morte de seis pessoas devido às queimaduras, incluindo um bebê de 8 meses, e deixou outras seis gravemente feridas.
Foram indiciados o proprietário do barco, o antigo proprietário do barco presente no local, o proprietário da gasolina e seu irmão, responsável pela contratação dos serviços de transporte, o motorista do caminhão da empresa e um funcionário do barco, além da empresa transportadora, que será responsabilizada por crime ambiental.
A gravidade das condutas foi evidenciada pelo abastecimento de cinco mil litros de gasolina, armazenados na embarcação, com 18 pessoas amontoadas no momento do abastecimento.
Após a conclusão do Inquérito, as autoridades policiais encaminharam o caso à Justiça para as devidas providências legais.