Padres são feitos reféns durante roubo de veículos em Rio Branco; Diocese se manifesta sobre o incidente

Os padres Matheus Santos, Wesley Loseph e um ex-seminarista foram feitos de reféns por criminosos durante um roubo de veículos utilizados pelos religiosos. Segundo informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), as vítimas foram resgatadas de um cativeiro localizado no Ramal do Sinteac, no bairro Floresta, em Rio Branco.

O motorista estava sozinho e, ao verificar a placa, os policiais constataram que a caminhonete estava registrada em nome da Diocese de Rio Branco. Durante a revista do veículo, os agentes encontraram documentos do padre Matheus.

Em nota, a Diocese de Rio Branco, assinada pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez, afirmou que os párocos estão bem e em segurança, recebendo o apoio necessário devido às tratativas da ocorrência policial em andamento.

O motorista que estava conduzindo o veículo foi preso, e os policiais dirigiram-se à Vila Betel, onde os padres residem, em busca deles. Ao chegarem à residência, constataram que os religiosos não estavam em casa.

Posteriormente, a guarnição recebeu uma ligação informando que os sacerdotes estavam em um cativeiro no Ramal do Sinteac. A polícia foi até o local para resgatá-los e, em seguida, foram encaminhados para prestar depoimentos na delegacia de Senador Guiomard, responsável pela investigação.

O Copom constatou que os padres seriam mantidos em cativeiro até que os criminosos conseguissem atravessar o município de Brasiléia.

Veja a nota na íntegra:

Em especial atenção ao fato decorrido quinta-feira (21/03) a DIOCESE DE RIO BRANCO se manifesta a toda população informando que os párocos vítimas de assalto na casa paroquial, se encontram em segurança e recebendo todo apoio da estrutura diocesana para as devidas tratativas da ocorrência policial em andamento.

É importante ressaltar o excelente trabalho dos agentes de segurança pública que de forma rápida e eficiente contiveram a ação dos meliantes, assegurando a proteção à vida das vítimas e restabelecendo os prejuízos materiais envolvidos na ação criminosa.

Nossa comunidade de fé se alegra com o desfecho sem vítimas de toda ocorrência e se coloca à disposição da sociedade e governo na busca de ações para promover a paz e o harmônico convívio social de todos, “tema da Campanha da Fraternidade 2024” peça fundamental do trabalho pastoral.

Agradecemos ao cuidado de todos que buscaram informações e nos colocamos à disposição para fazer pontes de informação oficial e coerente.

Diocese de Rio Branco.