O calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito da capital, deve voltar a ser interditado em decorrência de rachaduras que apareceram no local após a enchente em Fevereiro. Essa não é a primeira vez que a região apresenta riscos para quem transita por lá.
O que preocupa o coordenador da Defesa Civil, Cel. Cláudio Falcão, é que o local é um dos pontos turísticos de Rio Branco, e com isso ele se torna uma passagem com um fluxo alto de pedestres.
““Estamos acompanhando diariamente, a movimentação do solo está ocorrendo e já tem uma fissura bem considerável, como a parte mais grave está no local do canteiro e ele já está isolado. O que nos preocupa é o fluxo de pedestres naquele local”, afirma.
De acordo com a Defesa Civil, a capital possui mais de 50 pontos críticos com risco de deslizamento de terra. Estas áreas estão sendo monitoradas pela organização todos os dias, a fim de evitar maiores danos à população.
No ano passado, o local já havia tido trechos interditados e passou por manutenção após apresentar avanço na erosão. A Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) disse na época que mantinha os trabalhos paliativos para conter a erosão, detectada após a vazante do Rio Acre.