Câmara Mirim 2024 recebe inscrições de estudantes até o fim do mês

A Câmara dos Deputados abre inscrições para a Câmara Mirim 2024: um convite à participação política dos estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. O programa, que simula o processo legislativo, oferece aos interessados a oportunidade de submeterem seus próprios projetos de lei até o dia 30 de junho.

Os interessados devem preencher o formulário e enviar um projeto de lei de sua autoria. Os estudantes selecionados terão a chance única de defender suas propostas em Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro, perante outros alunos escolhidos pelos seus professores. As melhores propostas, além de serem defendidas como parlamentares reais, poderão ser adotadas por deputados e tramitar na Câmara, como aconteceu com o projeto do deputado mirim Davi Vitório (Vieirópolis-PB), apadrinhado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), que originou o projeto de lei 3881/21 sobre o “Abril Vermelho”.

Para os educadores interessados em participar, as inscrições já estão abertas. Professores de turmas do 5º ao 9º ano de escolas públicas, privadas ou vinculadas às Câmaras Mirins Municipais podem enviar suas redações sobre “O futuro da educação para a democracia: que Brasil queremos, e o que precisamos fazer para chegarmos lá?” até o dia 28 de abril para camaramirim@camara.leg.br. Os resultados serão divulgados até 6 de maio.

Serão selecionados cinco educadores que nunca participaram do Câmara Mirim e cinco educadores parceiros (que já participaram de edições anteriores). Cada professor poderá trazer uma turma de 25 alunos.