Reitora da Ufac defende bônus regional durante sessão na Aleac: ‘esse bônus não vai ser derrubado’

A Reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, abordou o tema do bônus regional durante uma sessão solene em comemoração ao 60º aniversário da Ufac, realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Guida informou que medidas foram tomadas em conjunto com a Advocacia Geral da União (AGU) para reverter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que concedeu uma liminar a favor de um estudante. Ela ressaltou que a decisão final do TRF será anunciada em breve, permitindo que os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possam efetuar suas matrículas.

“Ele é um bônus constitucional, não é só a Ufac que tem esse bônus. Nós temos, a federal do Amazonas, do Rio Grande do Norte e do Pampas também têm. O objetivo desse bônus é diminuir a desigualdade social. Esse bônus não vai ser derrubado. Ontem já nos reunimos com a AGU e eles me garantiram que nós vamos vencer mais uma vez. Em breve teremos a boa notícia de que o bônus será mantido”, afirmou Aquino.

A reitora ainda destacou que mais de 80% dos estudantes estão em vulnerabilidade socioeconômica.“Hoje, mais de 80% dos nossos alunos estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e nós temos feito de tudo para que a política de assistência estudantil ela possa de fato cumprir a sua missão, que é de auxiliar o aluno a entrar e sair do curso, não somente entrar”, concluiu.