A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou na manhã desta terça-feira (9) o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte).
O evento teve como objetivo, destacar o Quadrante Rondon, como ponto fundamental para conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru, como uma saída estratégica do estado do Acre para o Pacífico. Principalmente para o porto de Chancay, que já está em fase final de construção.
O Quadrante Rondon, uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana, liderada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, foi concebida após consulta aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos.
O projeto visa não apenas fortalecer o comércio do Brasil com os países vizinhos, mas também reduzir o tempo e os custos de transporte de mercadorias, impulsionando a economia regional.
De acordo com a ministra, o estado precisa de três obras: construção no contorno do município de Brasiléia, construção de duas pontes na BR-425 que faz divisa com o estado de Rondônia e a terceira é a obra da ponte de Guajará Mirim/RO.
“A obra do contorno de Brasiléia já vai ter o edital publicado em Maio, como é uma obra pequena é uma licitação de 60 dias e em um ano ela pode ser concluída. As pontes na 425 já estão sendo finalizadas e final de maio deste ano já está pronta. A terceira obra que é a ponte de Guajará Mirim já está em processo de licitação e a ordem de serviço, mais tardar, já vai ser dada em junho deste ano, então a construção começa neste semestre”, explicou a ministra.
O governador, Gladson Cameli (PP) agradeceu a volta dos voos da Azul Linhas Aéreas e também reforçou a importância dos investimentos na rota para o pacífico. “Com gratidão, celebramos o retorno dos voos da Azul, fruto do trabalho conjunto. E investir na Rota Bioceânica é promover integração e desenvolvimento sustentável para nossa região. Vamos juntos construir um futuro próspero e resiliente para todos os acreanos. Obrigado pela presença e apoio contínuo. Que Deus nos guie neste caminho”.

O Acre é diretamente beneficiado pela Quadrante Rondon, que proporciona uma rota para o Pacífico através dos portos do Peru. Com nove obras relacionadas à integração previstas no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o estado se torna parte crucial dessa iniciativa, envolvendo infraestrutura de transporte, energia e digital.
A agenda organizada pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), contou com a presença do governador Gladson Cameli, prefeito Tião Bocalom, ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, senador Alan Rick e demais autoridades do estado.