As obras de revitalização da unidade policial do bairro Cadeia Velha, em Rio Branco, que inclui a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Dempca) e parte dos serviços do Instituto Socioeducativo (ISE), tiveram início nessa última segunda-feira, 8.
A execução da obra representa um investimento de aproximadamente R$ 233,8 mil, abrangendo trabalhos de pintura interna e externa, remoção de infiltrações, impermeabilização, reparos nos sistemas elétrico e hidrossanitário, substituição de telhas danificadas, demolição e reconstrução de alvenaria para readequação de espaços, além da instalação de dois banheiros acessíveis.
O secretário Ítalo Lopes, da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), explicou que a revitalização nas estruturas das delegacias e demais prédios da Polícia Civil garantem um ambiente mais salubre para os servidores.

“As revitalizações nas estruturas das delegacias e demais prédios da Polícia Civil asseguram mais salubridade aos servidores. Ao mesmo tempo buscamos promover intervenções nestes espaços, como a da unidade da Cadeia Velha, visando acolher de forma ainda mais humanizada às crianças e adolescentes vítimas de violência. A parceria da Seop com a Sejusp, por intermédio da Polícia Civil, garante uma melhor estrutura para somar forças também para ampliar o combate aos crimes”, enfatizou o secretário.
A ação deve se estender a outras unidades, tanto na capital quanto no interior do estado. O delegado-geral da Polícia Civil do Acre (PCAC), Henrique Maciel, destacou a importância da iniciativa, ressaltando o compromisso do governador Gladson Cameli em fortalecer a estrutura da PCAC.
“Fizemos um levantamento minucioso para avaliar a situação de cada unidade. O governador e sua equipe estão empenhados em atender às nossas demandas, reconhecendo a relevância do trabalho desempenhado pela Polícia Civil. Hoje, os serviços começaram na delegacia da região Cadeia Velha, mas outras, como a Delegacia de Flagrantes e a delegacia de Sena Madureira, também estão recebendo atenção especial”, informa o gestor.
Maciel ainda explicou que, após a conclusão das obras na Cadeia Velha, a equipe que atualmente opera na 4ª regional, a Delegacia do Tucumã, será transferida para o local, dando início às intervenções de revitalização naquela unidade.