IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o mapa-múndi com o Brasil no centro, que estará disponível para venda, a partir desta terça-feira, 16, no formato A3 (42,0 x 29,7cm), pelo valor de R$ 10.

A 9º edição do Atlas Geográfico Escolar foi lançada na semana passada, durante um evento na Casa G20, no Rio de Janeiro. Após o sucesso do lançamento, o IBGE decidiu disponibilizar o produto para compra em sua loja virtual.

O mapa-múndi apresenta a marcação dos países que compõem o G20 e aqueles que têm representação diplomática brasileira, além de incluir algumas informações básicas sobre o Brasil, como população, área e outros dados relevantes.

A instituição planeja oferecer posteriormente o mapa em tamanhos ampliados, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).

A nova edição do Atlas Geográfico Escolar, além de atualizada em sua versão impressa, também contará com uma versão digital acessível através do portal do instituto, apresentando inovações na forma de apresentação das informações. Este atlas reúne dados sobre clima, vegetação, uso da terra, divisão política e regional, características demográficas, indicadores sociais, espaço econômico e das redes, além de abordar a diversidade ambiental do Brasil e de mais de 180 países.

Com mais de 200 mapas, incluindo mapas físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo, esta nova edição destaca territórios quilombolas, distribuição de indígenas, cobertura e uso da terra, bem como espécies ameaçadas de extinção.

Assim como todos os atlas produzidos pelo IBGE, a nona edição está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, reunindo em um único volume dados geográficos, cartográficos e estatísticos essenciais para o estudo e análise das dimensões sociopolítica, ambiental e econômica do Brasil e do mundo.

Uma novidade nesta edição são os QR codes disponíveis na versão impressa, que direcionam para gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos complementares. Também será possível baixar o arquivo da versão impressa e realizar buscas por temas e palavras-chave.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, expressou que com a nova edição do Atlas Geográfico Escolar, o IBGE espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial atual”.