Deputado Emerson Jarude alerta sobre irregularidades na merenda escolar no Acre: ‘Isso é vergonhoso. É preciso dar um basta’

Na sessão desta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Emerson Jarude (Novo) voltou a abordar a questão da merenda escolar, referindo-se ao incidente ocorrido na semana passada na Escola Estadual Jornalista Armando Nogueira.

O parlamentar denunciou a existência de uma possível máfia na gestão da merenda escolar, afirmando que a situação não se restringe a um caso isolado, mas abrange todas as escolas nos 22 municípios do estado. Ele questionou a falta de responsabilização por parte da Secretaria de Educação em relação às empresas fornecedoras de alimentos de baixa qualidade.

“O que a gente tem visto na merenda não é uma situação pontual, mas em todas as escolas nos 22 municípios. O que a gente percebe é que nunca a Secretaria de Educação diz ‘nós vamos responsabilizar as empresas que estão servindo porcaria para os nossos alunos’. Nunca a atitude da Secretaria é essa. A pergunta é: por que não se toma uma atitude de penalização dessas empresas? O que está acontecendo que não tem uma notificação só da merenda?”, questionou o deputado.

Jarude destacou ainda que as “comidas estão sendo servidas com larvas, com cheiro de barata e que as carnes estão sendo entregues com tumor”.

“Volto a dizer, que eu acredito que estamos muito perto de desvendar uma verdadeira máfia na merenda do estado do Acre. Isso é vergonhoso. É preciso dar um basta. Enquanto isso vemos os nossos alunos sofrendo com desnutrição”, concluiu.