O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 26.
O mesmo período se aplica aos participantes que obtiveram isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, mas não compareceram aos dois dias de prova e desejam solicitar isenção nesta edição de 2024 também. A justificativa de ausência na edição anterior do exame deve ser enviada até o término desta sexta-feira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, informa que a solicitação deve ser feita pela Página do Participante, na internet.
Conforme o edital, têm direito à isenção da taxa de inscrição do exame todos os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, que possuem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam fazer a prova como treineiros, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, desde que possuam registro no CadÚnico.
O resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição estará disponível em 13 de maio. Caso o candidato deseje contestar o resultado, terá o período de 13 a 17 de maio para apresentar recurso com a devida justificativa.
Vale lembrar que, mesmo que o candidato obtenha aprovação no pedido de isenção de taxa ou na justificativa de ausência, isso não garante sua participação no Enem, uma vez que os interessados devem realizar a inscrição na Página do Participante.