Rio Branco deverá receber 30 ônibus elétricos após solicitação da prefeitura

O estado do Acre deve receber até 30 ônibus elétricos, visando a renovação da frota de transporte público da capital acreana, além de dois projetos de regularização fundiária. Essas iniciativas foram anunciadas pela Presidência da República na última quarta-feira, 8.

As ações anunciadas estão sendo coordenadas pelo Ministério das Cidades e fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do eixo ‘Cidades sustentáveis e resilientes’. Estima-se que mais de 360 mil pessoas em Rio Branco, o que representa cerca de 44% da população, serão beneficiadas por essas ações. Da quantidade total de ônibus solicitada pela Prefeitura de Rio Branco, 20 serão do modelo padronizado e 10 serão articulados.

O primeiro ônibus elétrico chegou à cidade em 27 de abril e já está em fase de testes. Desde a última terça-feira, 7, o veículo vem realizando percursos entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a região da Corrente, no 2º Distrito da capital.

De acordo com Clendes Vilas Boas, superintendente da RBTrans, o ônibus passará por um período de teste de 60 dias, durante os quais não se limitará apenas a essa rota, mas também poderá operar em outras das 42 existentes em Rio Branco.

“Está aqui para teste, prova de conceito de viabilidade para que depois desse processo a gente possa ter a conclusão do Termo de Referência que atende a um termo de justificativa do setor demandante, que é a diretoria de transporte da RBTrans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) que solicitou a inclusão de 30 ônibus elétricos”, explicou.

Além disso, o governo federal anunciou uma série de investimentos que serão realizados no estado. Somente em março deste ano, foram identificados 51 projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e outras, contemplando 19 dos 22 municípios acreanos.

Dentre os projetos, destacam-se a recuperação da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco; a construção da ponte entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves; a nova maternidade em Rio Branco; a construção de casas populares pelo programa “Minha Casa Minha Vida”; a edificação de duas escolas em tempo integral e um espaço esportivo comunitário.

Já nas cidades de Epitaciolândia, Feijó e Manoel Urbano,  cada uma receberá uma creche, uma escola em tempo integral e um ônibus escolar.