O Centro Acriano de Integração Social (CAIS), deu início na manhã desta terça-feira, 14, ao ciclo de palestras do Projeto “Despertar sem Drogas: Educação para o Futuro”, no auditório da Escola Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco. As palestras tem como objetivo promover a conscientização de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas nas escolas para crianças e adolescentes.
A temática de prevenção às drogas é um dos temas que o CAIS atua, considerando o cenário que influencia o uso, reuso e as consequências das substâncias dentro das escolas.
Para a responsável pelo Centro e idealizadora do projeto, Patrícia Ferreira, a disseminação de informações sobre a prevenção das drogas no contexto escolar previne a incidência do uso e a dependência, além de promover a formação cidadã.
“As ações de conscientização e prevenção são alternativas concretas de combate, ou diminuição do uso de drogas. O projeto visa atingir 5.000 crianças e adolescentes por meio de palestras nas escolas Estaduais”, pontuou a responsável.
O público-alvo das palestras são os alunos de diversas escolas públicas de ensino do nosso Estado. O projeto tem como proposta pedagógica e paradidática capacitar a escola para prevenir o consumo de drogas.
Para o facilitador das palestras, Elias Assaf, falar da experiência e das suas consequências ajuda a prevenir a ocorrência dessa problemática para a vida do usuário e da sociedade.
“Durante a palestra destacamos figuras importantes da sociedade que compartilham do perigo, que põe em risco a saúde, a vida familiar e a sobrevivência física e psicológica do uso dessas substâncias” disse Assaf.
O Cais
O CAIS é o Centro Acriano de Integração Social, uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover ações educativas, culturais e sociais à população em situação de vulnerabilidade, possibilitando chances de melhoria da qualidade de vida.
Tem como princípio o fornecimento de um atendimento humanizado, sempre com responsabilidade e compromisso com o ser humano, trabalhando com transparência, respeito e ética, visando sempre ser uma entidade assistencial de referência em ações integradas na sociedade no que diz respeito ao atendimento educacional, social e a ascensão humana, bem como ser reconhecida por ter uma atuação baseada em princípios éticos, e sempre em defesa dos interesses de seus associados ou pessoas em condições vulneráveis.