Na sessão matinal desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Acre, o deputado estadual Afonso Fernandes (PL) abordou a preocupante questão da educação das crianças, adolescentes e adultos do estado.
Afonso Fernandes apresentou dados alarmantes, destacando que o Acre possui o pior índice educacional do país, especialmente no que diz respeito à falta de creches para crianças de 0 a 3 anos, uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo. Ele ressaltou que essa situação reflete diretamente nas condições de vida das mães, especialmente das mães solteiras, que buscam oferecer uma qualidade de vida adequada para seus filhos.
“É 48% de crianças de 0 a 3 anos que não tem a oportunidade de estar em uma creche. É uma situação que precisa ser colocada por aqueles que hoje estão colocando seus nomes para disputar uma cadeira de prefeito nos 22 municípios do estado do Acre, porque esse é um dado do estado como um todo”, ressaltou Afonso.
Além disso, Fernandes destacou a importância de adotar medidas para reduzir o déficit de vagas nas creches e incentivou os pré-candidatos a apresentarem propostas concretas durante a campanha eleitoral para resolver essa questão crucial.
“Que apresentem nesta campanha algum projeto que venha diminuir essa defasagem de vagas para essas crianças. Deixo aqui este aviso. Com certeza, neste período vou trazer para o conhecimento da sociedade dos nobres pais, aqueles assuntos que são fundamentais para que se tenha uma vida mais digna onde se mora”, concluiu o deputado.