O governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lança a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) a partir da próxima segunda-feira, 27. A iniciativa, que se estenderá até 14 de junho, visa aumentar a cobertura vacinal e proteger todas as crianças menores de cinco anos contra a doença.
Para a imunização, os pais devem levar seus filhos a uma unidade básica de saúde (UBS) com a caderneta de vacinação. O público-alvo da campanha são crianças menores de cinco anos. As aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. O esquema vacinal para menores de um ano prevê três doses injetáveis, administradas aos 2, 4 e 6 meses. As crianças de 1 a 4 anos que já completaram esse esquema devem receber a dose oral da vacina, conhecida como gotinha.
Em 2023, no Acre, 85,5% das crianças menores de um ano foram vacinadas contra a poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode resultar em paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, a doença pode levar a óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.
A vacinação é essencial para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, onde a doença foi eliminada desde 1994. O estado irá realizar a vacinação simultaneamente em todas as unidades básicas de saúde.