Prefeito de Rio Branco lança projeto para mudar vidas de pessoas em situação de rua e reeducandos

A Prefeitura de Rio Branco lançou nesta terça-feira, 28, o projeto “Reciclando Vidas, Transformando Pneu em Oportunidade”, que pretende mudar a realidade de pessoas em situação de rua e de indivíduos em monitoramento, que cumprem o regime semiaberto.

A iniciativa é uma parceria entre o Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR) e a Prefeitura de Rio Branco. Por meio de um termo de fomento, a prefeitura apoiará o projeto, arcando com o aluguel da sede, manutenção, contratação de profissionais e até a retirada e arrecadação dos pneus, em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A sede do projeto funcionará como um Centro Educacional. No local, 20 pessoas em situação de rua e outras 20 pessoas em monitoramento por tornozeleira eletrônica terão acesso a cursos de artesanato em pneus e crochê, além de cursos de beleza, oferecidos em um salão disponível no local.

O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), que disponibilizou uma bolsa para os alunos. Essa medida é necessária para a permanência das reeducandas nos cursos.

O Ministério Público do Acre (MPAC) também é um dos apoiadores do projeto. O promotor dos Direitos Humanos do órgão, Thales Ferreira, afirmou que o projeto está entre as medidas incentivadas pelo MPAC.