Mais de 20 mil fiéis são esperados na programação de Corpus Christi em Rio Branco

A Igreja Católica realiza a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 30. A comemoração faz parte do calendário religioso e aborda o sacramento da eucaristia. A tradicional programação conta com a confecção de tapetes, uma missa solene e encerra com uma procissão que percorre o Centro de Rio Branco. 

A festa de Corpus Christi acontece exatamente 60 dias após a Páscoa e é sempre celebrada em uma quinta-feira, simbolizando o fato de que a última ceia [história presente na Bíblia], ocorreu em uma quinta-feira.

Segundo a Diocese de Rio Branco, a data foi instituída em 8 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV. A eucaristia faz referência a essa Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória. Segundo o padre, essa é uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão representa o corpo de Cristo, e o vinho simboliza o sangue de Cristo. 

O feriado é marcado pela confecção de tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Os tapetes coloridos têm origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.