Sem voos para cidade isolada no interior do Acre, pacientes sofrem por falta de atendimento médico

Após o cancelamento dos voos por conta das más condições da pista no aeródromo da cidade, moradores Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, reclamam que não estão conseguindo receber atendimento médico ou ter acesso a outros serviços públicos, por não conseguir sair do município.

O regulador do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Santa Rosa do Purus, Neto Pessôa, confirmou que, após o fechamento da pista, todas as consultas marcadas para este mês precisaram ser canceladas, comprometendo os processos de retorno e exames de pacientes que estão na fila há meses. 

Santa Rosa do Purus integra o grupo de cidades isoladas do Acre, onde não há estradas e só se pode chegar por aviões de pequeno porte ou em embarcações cujas viagens podem demorar mais de dois dias quando o nível do rio está baixo, como ocorre em maio deste ano.

Uma empresa de táxi aéreo cancelou seus voos para Santa Rosa do Purus, localizada a 300 km de Rio Branco, desde a última quarta-feira (22), por conta da deterioração da pista de pouso e decolagem do aeroporto municipal. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) afirmou que manutenções estão sendo feitas na pista diariamente e que uma nova será construída.

De acordo com o Deracre, a pista é emprestada pelo Exército Brasileiro, que auxilia no transporte de equipamentos e insumos para a reconstrução do local. Ainda na nota, a autarquia garantiu que construirá uma nova pista projetada para atender a demanda dos próximos 50 anos, que será feita de concreto armado, sendo a primeira do estado com esse tipo de material.