A Prefeitura de Cruzeiro do Sul alcançou um marco no projeto de modernização da iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED mais eficientes e sustentáveis. Até o momento, já foram atualizados 1.900 pontos, restando cerca de 200 lâmpadas que serem implantadas no bairro do Miritizal. A gestão do prefeito Zequinha Lima agora busca, em parceria com o Governo Federal, a aquisição de mais 1.200 lâmpadas para dar continuidade à expansão do projeto.
As lâmpadas LED consomem até 75% menos energia do que suas equivalentes de vapor de sódio, e sua vida útil pode chegar a 100.000 horas, reduzindo significativamente a necessidade de manutenção. Além disso, oferecem uma iluminação de melhor qualidade, com uma representação de cores mais precisa e uma distribuição de luz mais uniforme, o que contribui para uma visibilidade aprimorada.
As novas lâmpadas de LED, com potência de 240 watts, estão transformando a aparência das ruas, proporcionando mais segurança e incentivando as pessoas a passarem mais tempo em frente de suas casas, promovendo a interação com os vizinhos.
“Além de promover a economia com energia elétrica e melhorar a qualidade da iluminação pública, essa iluminação com LED promove um ambiente urbano mais acolhedor e seguro para todos os moradores de Cruzeiro do Sul. Isso se traduz em segurança, em cidadania e na autoestima das pessoas que passam a sentir melhor acolhidas na nossa cidade”, destacou o Prefeito Zequinha Lima.
O centro de Cruzeiro do Sul foi totalmente contemplado com a nova iluminação, abrangendo áreas como o beco do mercado, a subida da Rádio Verdes Florestas, a subida da Moto Honda, além das imediações do porto e todo o perímetro dos mercados, incluindo a rua Rui Barbosa, desde a Praça de Táxi até a Cobal, passando pela antiga prefeitura.
Na Várzea, de acordo com o presidente da Associação de Moradores, o Sr. Chicô, a nova iluminação trouxe alegria para todos os residentes, sendo considerado um investimento valioso que contribuiu para melhorar a qualidade de vida no bairro.
“Foi um investimento que veio para alegrar os moradores. Estamos muito felizes e gratos pela iniciativa porque ficou muito bom. Nós andamos na rua mais felizes porque foi de grande importância para nosso bairro e agradecer também não só pela iluminação mas também por vários outros trabalhos que sua gestão vem fazendo aqui no bairro como a implantação de trapiches, entre outros”, agradeceu Emanoel Francisco Cauassa, o Chicô.
As lâmpadas de vapor de sódio que estão sendo substituídas pelas de LED são realocadas para áreas onde não há iluminação pública, garantindo uma utilização eficiente dos recursos existentes.