Os paratletas acreanos das equipes da Associação Paradesportiva Acreana (APA) e Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Física do Acre (Capedac), conquistaram cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, no Campeonato Regional Norte de Bocha, que aconteceu nesse fim de semana no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, Rondônia. O evento foi organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Com esses resultados, a equipe APA alcançou a 2ª colocação no Regional e garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro de Bocha, previsto para ocorrer entre 30 de outubro e 9 de novembro.
Os atletas acreanos conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Bocha, com destaque para:
Eduardo Alves BC1 (APA)- Ouro;
Ricardo Campos BC3 (APA)- Ouro;
Rita de Cássia BC1 (APA)- Prata;
Emilson da Silva BC3 (APA)- Prata;
Luís Costa BC4 (CAPEDAC)- Bronze.
A modalidade de bocha é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou outras deficiências severas. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais próximo possível de uma branca, com os atletas sentados em cadeiras de rodas e restritos a um espaço demarcado para os arremessos. Podem utilizar mãos, pés e instrumentos de auxílio (calhas) e com ajudantes (calheiros) para os atletas com maior comprometimento dos membros. As disputas podem ser individuais, em duplas ou por equipes.