As obras do Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco seguem avançando. Cinco, dos sete pavilhões onde havia necessidade de manutenção, já tiveram as obras concluídas. A previsão, segundo Paulo Renato, chefe do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), para que as obras dos últimos dois pavilhões sejam finalizadas é de 60 dias.

A reforma inclui a parte de serralheria, alvenaria e pintura das celas, áreas comuns e corredores. No total, as obras contam com um investimento de mais de R$ 200 mil oriundos da Secretaria de Obras Públicas.

Para o presidente interino da instituição, delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa, o Iapen entende a importância do cumprimento dos direitos da pessoa privada de liberdade, por isso trabalha para que as obras sejam concluídas o mais breve possível e estuda uma forma para o retorno das visitas que estão suspensas desde a rebelião.
No último dia 18, o presidente esteve reunido com familiares de apenados que cumprem pena no Presídio Antônio Amaro Alves e se estabeleceu um estudo de viabilidade das demandas que foram apresentadas. Na oportunidade, estiveram presentes toda a equipe de gestão, Diretoria Operacional, Diretoria de Reintegração Social, Diretoria de Infraestrutura e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.