Obras de reforma no Presídio Antônio Amaro Alves em Rio Branco têm previsão de término em 60 dias

As obras do Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco seguem avançando. Cinco, dos sete pavilhões onde havia necessidade de manutenção, já tiveram as obras concluídas. A previsão, segundo Paulo Renato, chefe do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), para que as obras dos últimos dois pavilhões sejam finalizadas é de 60 dias.

Equipes da Seop e Iapen, no mês de março, durante acompanhamento das obras realizadas no Presídio Antônio Amaro Alves. Foto: Crislei Souza/Iapen

A reforma inclui a parte de serralheria, alvenaria e pintura das celas, áreas comuns e corredores. No total, as obras contam com um investimento de mais de R$ 200 mil oriundos da Secretaria de Obras Públicas.

Trabalhadores realizando as obras no presídio Antônio Amaro Alves. Foto: Arquivo/Iapen

Para o presidente interino da instituição, delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa, o Iapen entende a importância do cumprimento dos direitos da pessoa privada de liberdade, por isso trabalha para que as obras sejam concluídas o mais breve possível e estuda uma forma para o retorno das visitas que estão suspensas desde a rebelião.

No último dia 18, o presidente esteve reunido com familiares de apenados que cumprem pena no Presídio Antônio Amaro Alves e se estabeleceu um estudo de viabilidade das demandas que foram apresentadas. Na oportunidade, estiveram presentes toda a equipe de gestão, Diretoria Operacional, Diretoria de Reintegração Social, Diretoria de Infraestrutura e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.