Com uma estrutura preparada para receber mais de 20 mil pessoas, o Centro de Rio Branco passa por alterações no trânsito desde segunda-feira, 24, em preparação para o 1º Festival da Macaxeira, que tem início nesta quarta-feira, 26, na Praça da Revolução.
O evento é organizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), a rua Dr. Franco Ribeiro e um trecho da Avenida Brasil terão o sentido de circulação alterado. A rua Rui Barbosa, já fechada, permanecerá interditada durante os dias do festival. Agentes de trânsito realizarão rondas nas vias interditadas, permitindo apenas a passagem de pedestres, veículos oficiais, e para embarque e desembarque de pessoas e materiais.

Para garantir a segurança pública durante as quatro noites do evento, a gestão reforçará o policiamento no Centro da cidade com 50 policiais militares e 100 seguranças privados por noite, semelhante ao esquema do Carnaval.
O cronograma das quatro noites de evento inclui atrações musicais locais e nacionais, com destaque para o cantor sertanejo Felipe Araújo e o pastor Antônio Cirilo. O festival também terá apresentações juninas, competições do berrante de ouro e da maior macaxeira, além da eleição da rainha do rodeio e da cavalgada.