Brasil conquista primeiras medalhas e busca mais títulos nos Jogos Olímpicos de 2024; veja resumo

Após conquistar as primeiras medalhas (uma de prata e dois de bronze) em Paris no último domingo, 28, o Brasil vai atrás de mais conquistas nos Jogos Olímpicos de 2024.

Natação masculina

Guilherme Costa ficou em quinto lugar na natação – Foto: Reprodução

O brasileiro Guilherme Costa, mais conhecido como “Cachorrão”, terminou a final dos 400m livre da natação masculina em quinto lugar, com tempo de 3min24s76, no último sábado, 27. O atleta esteve presente nas eliminatórias dos 800m livre masculino na manhã desta segunda-feira, 29, mas não conseguiu avançar à final.

Guilherme fez o tempo de 7min54s41, acima de sua melhor marca pessoal. Dessa forma, ele terminou na 20ª posição e não pegou uma das oito vagas para a final. Daniel Wiffen, da Irlanda, foi o mais rápido com 7min41s53.

A final dos 800m livre masculino está programada para acontecer nesta terça-feira, 30, a partir das 16h no fuso horário de Brasília.

Natação feminina

Mafê é uma das oito nadadoras que disputaram o pódio nesta segunda-feira – Foto: Reprodução

Depois de iniciar o dia com 1min56s65 e terminar as eliminatórias com o oitavo tempo, a brasileira Maria Fernanda Costa, mais conhecida como “Mafê”, voltou à piscina para tentar repetir a marca e se garantir entre as oito nadadoras que disputarão o pódio nesta segunda-feira.

A brasileira – sétima colocada na final dos 400m livre, no sábado – terminou na quinta colocação de sua semifinal, com 1min56s89, 24 décimos mais baixo, e acabou fora da decisão com o 11º tempo no geral, garantindo a melhor marca brasileira da história na prova.

Ana Carolina é expulsa por “comportamento agressivo” – Foto: Reprodução

Ainda no último domingo, uma notícia surpreendeu os brasileiros com a expulsão da nadadora Ana Carolina Vieira. O incidente aconteceu após Ana deixar a Vila Olímpica na última sexta-feira, 26, sem a permissão.

Inicialmente, ela iria receber uma advertência, mas depois de apresentar um “comportamento agressivo” ao ser informada sobre sua exclusão do revezamento 4×100 medley misto, ela foi expulsa por cometer atos de indisciplina.

Ana, que voltará ao Brasil imediatamente, abriu o revezamento 4×100 livre feminino, onde havia sido eliminada nas eliminatórias no último sábado, 27.

Ginástica artística masculina

Arthur Nory é eliminado das disputas da ginástica masculina – Foto: Reprodução

Arthur Nory foi eliminado das disputas da ginástica masculina, no último sábado, 27. Na etapa classificatória, Nory terminou com nota de 12.900. O erro em um dos movimentos principais da sua série, comprometeu a nota do ginasta brasileiro.

Embora a competição ainda não tenha finalizado, Arthur Nory está atualmente na 10ª posição na classificação do aparelho. No entanto, apenas os oito primeiros colocados garantem vaga na final da prova de ginástica nas Olimpíadas.

Diogo é classificado para a final individual geral – Foto: Reprodução

Já o atleta Diogo Soares, será o único brasileiro na final individual geral. Ele se apresentará na próxima quarta-feira, 31. O ginasta totalizou 81,999 pontos nos seis aparelhos, classificando-se em 19º lugar, em que 24 dos 96 participantes avançaram para a final.

A melhor nota obtida por Diogo foi na série dos saltos: 14.200. Nas demais, ele obteve 13.033 (argolas), 14.133 (barra fixa), 13.933 (barras paralelas), 13.100 (solo) e 13.600 (cavalo com alças).

Ginástica artística feminina

As brasileiras seguem para a final em 7 categorias no esporte – Foto: Reprodução

A ginástica artística feminina do Brasil estreou nas Olimpíadas de Paris com o pé direito. Na fase de eliminatórias, as brasileiras Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Julia Soares, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade mostraram força na disputa por equipes. O Brasil segue para a final em 7 categorias no esporte, com grandes chances de medalhas.

O Brasil passou para a final por equipes, com 166,649 pontos, ficando atrás de Itália, China e Estados Unidos. Além disso, algumas ginastas brasileiras avançaram para finais específicas. Flávia Saraiva foi para a final individual, já Julia Soares está na final do aparelho trave. Rebeca passa para a final individual geral, além dos aparelhos trave, solo e salto.

Surf

Medina tem a melhor nota nas Olímpiadas – Foto: Reprodução

No último sábado, 27, os brasileiros Gabriel Medina, João Chianca e Filipe Toledo, fizeram suas estreias na competição que está sendo disputada em Teahupo, no Taiti. Medina e Chianca passaram de fase, já Filipe terá que disputar repescagem.

Medina garantiu 13,50, faltando pouco para a final, garantiu 6,17, emendando mais uma onda e recebendo 7,17 dos juízes e se classificando para a próxima fase. 

João Chianca, conhecido como “Chumbinho”, finalizou sua bateria com 10,7 depois de somar mais pontos na última onda.

Já Filipe Toledo, acabou terminando sua bateria na 2ª colocação, com 7,63. No último domingo, 28, ele venceu a repescagem e se classificou às oitavas de final.

Depois de doze minutos de espera para pegar onda, Toledo achou um tubo profundo e conseguiu sair com facilidade, alcançando 7.33 e assumindo a liderança.

Vôlei masculino

Seleção Brasileira masculina perde para Itália – Foto: Reprodução

Em estreia na fase de grupos, a Seleção Brasileira masculina de vôlei perdeu para a Itália, por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 27/25, 17/25 e 25/21. A partida aconteceu na manhã do último sábado, 27. Com o resultado, o Brasil terá que ter placares positivos nos próximos jogos para conseguir se classificar para a próxima fase. Nos Jogos Olímpicos, avançam os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados no geral.

O Brasil entra em quadra novamente na próxima quarta-feira, às 4h (de Brasília), quando enfrenta a Polônia. Enquanto a Itália joga contra o Egito na terça, no mesmo horário. 

Vôlei feminino

Seleção Brasileira feminino ganha do Quênia – Foto: Reprodução

A Seleção Brasileira de vôlei feminino estreou a fase de grupos ganhando do Quênia, por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/13 e 25/12. A partida aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29. Com a vitória, o Brasil assumiu a primeira colocação do Grupo B. Nos Jogos Olímpicos, avançam os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados no geral.

A próxima partida das brasileiras será na quinta-feira, às 8h (horário de Brasília) contra o Japão. Enquanto o Quênia jogará contra a Polônia na quarta-feira, às 16h.

Vôlei de praia masculino

As duplas brasileiras vencem seus adversários na arena – Foto: Reprodução

A dupla brasileira Evandro e Arthur venceram no último domingo, 28, os austríacos Horl e Horst por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/19. O resultado fez o Brasil chegar a 100% de aproveitamento na modalidade. 

Já as duplas André e Geroge também derrotaram no último sábado, 27, os marroquinos Abicha e Elgraoui, por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/10. 

Evandro e Arthur voltam à arena na quarta-feira, 31, e enfrentarão os canadenses Schachter e Dearing. Já André e George voltam na terça-feira, 30, enfrentando os cubanos Alayo e Noslen Diaz.

Vôlei de praia feminino

As duplas brasileiras vencem seus adversários na arena – Foto: Reprodução

A dupla brasileira Bárbara Seixas e Carol Solberg estrearam o vôlei de praia com vitória no último domingo, 28. A dupla superou as japonesas Miki Ishi e Akiko Hasegawa por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/19. Com o resultado, Carol e Bárbara ficam com a primeira posição do Grupo E.

Já as duplas Ana Patrícia e Duda também derrotaram no último domingo, 28, as egípcias Marwa e Elghobashy por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/19. Com o resultado, Ana e Duda ficam com a primeira posição do Grupo A.

Carol e Bárbara voltam a jogar nesta terça-feira, 30, contra as lituanas Monika e Aine. Já Ana e Duda voltam na terça-feira, 30, contra as espanholas Liliana e Paula, pela segunda rodada da fase preliminar.

Basquete masculino

Seleção Brasileira masculino perde para a Seleção da França – Foto: Reprodução

A Seleção Brasileira de basquete masculino acabou perdendo para a Seleção da França disputada na tarde do último sábado, 27. Apesar disso, a equipe ainda tem chances de chegar às quartas de final e voltar às quadras na próxima terça-feira, 30.

Disputando pelo grupo B, a Seleção masculina enfrentará a atual campeã mundial na categoria, a Alemanha, que também jogou no último sábado e venceu o Japão por 97 a 77.

Judô masculino

Willian Lima se classifica para a final no judô – Foto: Reprodução

A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 veio do paulista Willian Lima, que se classificou para a final da categoria até 66kg na manhã do último domingo, 28, ao vencer o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, assegurando pelo menos a medalha de prata.

Seu adversário na disputa da medalha de ouro será o japonês Hifumi Abe, que bateu o moldavo Vieru Denis, primeiro do ranking, na outra semifinal.

Judô feminino

Larissa Pimenta garantiu presença na disputa da medalha de bronze – Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 29, Rafaela Silva perdeu da japonesa Haruka Funakubo na disputa por medalha de bronze no judô feminino até 57kg, foi superada por ter tomado três punições.

Na disputa em Paris, Rafaela Silva passou direto da primeira fase sem lutar por ser cabeça-de-chave. Nas oitavas, superou Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, com uma chave de braço. Na fase seguinte, passou por Eteri Liparteliani, da Geórgia, por ippon.

Na semifinal, Rafaela Silva encontrou uma adversária duríssima, a sul-coreana Mimi Huh. A brasileira tinha um histórico de quatro derrotas em quatro combates diante da rival. E perdeu novamente. Com uma estratégia eficiente, a asiática conseguiu uma imobilização no golden score e avançou à decisão.

Já a paulista Larissa Pimenta garantiu presença na disputa da medalha de bronze na categoria até 52kg, ao vencer a alemã Mascha Ballhaus na repescagem, também por ippon.

Remo

Lucas Verthein e Beatriz Tavares se classificam para as quartas de final – Foto: Reprodução

A dupla do remo, Lucas Verthein e Beatriz Tavares, se classificou para as quartas de final da prova na manhã do último sábado, 27. A prova que abriu o dia do Time Brasil em Paris viu os dois representantes brasileiros terminarem em 3° lugar nas suas respectivas baterias.

Com apenas um milésimo de segundo de diferença para o 2° classificado, Verthein perdeu a vice-liderança na reta final da prova para o norte-americano Jacob Pilhal. O brasileiro completou os 2.000 metros em 6min54s96.

Assim como Verthein, Bia Tavares também confirmou vaga nas quartas de final após assegurar a 3ª colocação da sua bateria. A brasileira terminou o percurso em 7min49s66 e avançou às quartas de final.

Esgrima masculino

Guilherme Toldo é eliminado das Olimpíadas de Paris 2024 – Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 29, Guilherme Toldo foi eliminado das Olimpíadas de Paris 2024. O brasileiro foi superado pelo chinês Mo Ziwei, por 15 a 7, na segunda fase da esgrima de florete masculino, e não conseguiu avançar na competição.

Guilherme iniciou o duelo abaixo do esperado e viu o chinês abrir grande vantagem, com o placar chegando a ficar em 13 a 3.

Toldo ainda esboçou uma reação, mas a distância era grande. O brasileiro diminuiu a diferença para 14 a 7. Porém, no início do segundo período, Mo Ziwei conquistou seu 15º ponto e finalizou a disputa.

Esgrima feminino

Mariana Pistoia é eliminada das Olimpíadas de Paris 2024 – Foto: Reprodução

A brasileira Mariana Pistoia está eliminadas das Olimpíadas de Paris 2024. Na madrugada do último domingo, 28, a esgrimista foi derrotada pela filipina Samantha Catantan, por 15 a 13, na estreia do florete feminino, e não conseguiu se classificar para a próxima fase.

Em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia é um dos novos rostos da esgrima brasileira. Ela viu a sua companheira, a veterana Nathalie Moellhausen, perder na estreia da espada feminina, no último sábado. A campeã mundial de 2019 passou mal durante a luta e, logo após o combate, revelou que está com um tumor benigno nas costas e irá passar por cirurgia.

Canoagem feminino

Ana Sátila se classifica na final do caiaque na canoagem slalom feminina – Foto: Reprodução

Com um tempo de 102.23 segundos, a brasileira Ana Sátila se classificou à final do caiaque na canoagem slalom feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta de 28 anos ficou na quinta posição da semifinal e irá à prova decisiva pela medalha de ouro.

Ana Sátila foi a nona atleta a competir e chegou a liderar com o seu tempo. A brasileira fez uma descida limpa, sem nenhuma penalidade e se classificou à final com certa tranquilidade. A alemã Ricarda Funk, com um tempo de 97.31, liderou a prova.

Com isso, ela terá a oportunidade de disputar uma medalha inédita para o Brasil, que nunca foi ao pódio nesta categoria (K1). Nas semifinais, apenas os 12 atletas mais rápidos avançam para a grande decisão.

A final da canoagem slalom feminina ocorre neste domingo, às 12h15 (de Brasília). Ana Sátila ainda representa o Brasil em outras duas categorias: na canoa (categoria C1) e no Extremo.

Tênis de mesa masculino

Vitor Ishiy vence sua primeira fase individual masculino – Foto: Reprodução

Vitor Ishiy venceu o australiano Nicholas Lum na primeira fase do individual masculino do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Paris. Assim, avançou à segunda fase da competição.

O brasileiro dominou completamente a partida e ganhou com tranquilidade. Vitor Ishiy superou Nicholas Lum por 4 a 0, com parciais de 11/7, 11/5, 11/7 e 11/6.

A segunda fase do individual masculino nas Olimpíadas se inicia na tarde desta segunda-feira, 29. O próximo adversário de Vitor será Dimitrij Ovtcharov e a programação do jogo ainda será definida.

Além de Ishiy, o Brasil ainda conta com Hugo Calderano, que se classificou ao derrotar o cubano Andy Pereira, também por 4 a 0.

Tênis de mesa feminino

Giulia não se classifica na sua primeira fase individual feminino – Foto: Reprodução

Giulia Takahashi não teve a estreia dos sonhos no tênis de mesa feminino nas Olimpíadas. Em sua estreia nos Jogos, a brasileira tinha pela frente a favorita chinesa Sun Yinghsa, e foi atropelada, perdendo por 4 a 0, com parciais de 11-3, 11-6, 11-6 e 11-5.

O Brasil, apesar da queda de Giulia, segue representado pela irmã mais velha da mesatenista, Bruna, que enfrentará a nigeriana Offiong Edem no individual feminino.

Skate street

Raissa fica na terceira posição na classificação geral – Foto: Reprodução

A brasileira Rayssa Leal ficou na terceira posição na classificação geral e conquistou medalha de bronze no skate street feminino, além disso, ela quebrou duas vezes o recorde olímpico, conquistando as notas mais altas da história da modalidade.

O recorde veio na reta final da primeira fase, onde Rayssa acertou uma manobra que lhe rendeu a maior nota da história da modalidade: 92.68. Classificada na sétima colocação para a final, Rayssa voltou a se superar na final e bateu o próprio recorde. A brasileira fez 92.88 em sua segunda tentativa. No entanto, ela caiu na primeira, terceira e quarta tentativas. Na última, voltou a fazer uma grande nota (88.83), mas que não foi suficiente para superar as japonesas Yoshizawa e Akama, que ficaram no pódio.

Diferentemente de Rayssa Leal, as brasileiras Pâmela Rosa e Gabi Mazetto não conseguiram conquistar a classificação à final do street. No total, as atletas fizeram 205.23 e 144.35 pontos, respectivamente.