Resultados de pesquisas realizadas na região do Juruá (AC) comprovam que as técnicas da agricultura conservacionista permitem construir e manter a fertilidade do solo. Com o objetivo de capacitar e difundir os princípios da tecnologia, a Embrapa Acre e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) realizam o curso “Agricultura Conservacionista na Produção Familiar”, entre os dias 12 e 13 de agosto, das 8h às 17h30, no escritório da Embrapa em Cruzeiro do Sul (AC).
A capacitação, voltada para extensionistas, engenheiros agrônomos e técnicos de diversas instituições da região do Juruá, faz parte da ações do projeto “Práticas regenerativas e de conservação do solo para melhorar o sequestro de carbono e reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, liderado pelo pesquisador da Embrapa Acre e instrutor do curso, Falberni de Souza Costa.
O conteúdo do curso contempla fundamentos e princípios da Agricultura Conservacionista aplicação e efeitos, atributos do solo biológicos, físicos e químicos associados aos diversos tipos de uso e manejos do solo (atividade enzimática, solubilização de nutrientes, tipos de erosão, estabilidade da forma e da estrutura do solo, disponibilidade de nutrientes), e traz um panorama sobre o sucesso da Agricultura Conservacionista pelo mundo e no Brasil.
O analista da Embrapa Acre, Márcio Bayma, fala sobre aspectos econômicos da agricultura conservacionista a partir de estudos sobre a viabilidade econômica e financeira da tecnologia.
Para Falberni, a importância de difundir a agricultura conservacionista e seus princípios é, primeiro, associar o fogo zero com a redução da perda de nutrientes e carbono do solo e diminuição das emissões de gases de efeito estufa, manutenção da produtividade da terra e seus cultivos para a produção familiar. Segundo, é inserir no debate o conceito de saúde do solo e do agricultor familiar, atualizando a região no discurso internacional da agricultura conservacionista.
Dia de Campo
Para divulgar os benefícios e mostrar na prática as vantagens do manejo conservacionista do solo, a Embrapa Acre realizará um Dia de Campo sobre Agricultura Conservacionista, com a participação de produtores, estudantes, técnicos e gestores de instituições de apoio à produção. O evento acontecerá na quarta-feira (14/08), a partir das 8h, na propriedade do agricultor familiar Sebastião Oliveira, localizada no Ramal Pentecostes, em Mâncio Lima (AC).

O evento será dividido em três estações. Na primeira, o pesquisador Falberni de Souza Costa apresenta resultados do experimento e explica os objetivos da pesquisa. O agricultor Sebastião Oliveira, na segunda estação, fala sobre a experiência de mais de 10 anos de adoção de práticas de conservação do solo em sua propriedade. A terceira estação vai mostrar a viabilidade econômica e financeira da tecnologia, com o analista Márcio Bayma..
A realização do dia de campo e da capacitação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/AC) e Prefeituras Municipais de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.