Dia do Açaí: ‘Ele é puro, sem alterações’, o diferencial da região Norte presente na mesa dos acreanos

Sendo uma das frutas mais tradicionais da Amazônia e amplamente consumida na região Norte do Brasil, especialmente no estado do Acre, o açaí é reconhecido por seu alto valor nutricional, se destacando como uma rica fonte de antioxidantes, gorduras saudáveis e fibras. E, nesta quinta-feira, 5, é comemorado o Dia do Açaí.

Em 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu ao açaí de Feijó o registro de Indicação Geográfica (IG), valorizando as características exclusivas desse produto, que são influenciadas por fatores como solo, vegetação, clima e métodos de produção. Com isso, o açaí de Feijó tornou-se a 107ª IG brasileira reconhecida pelo órgão.

5 de setembro é comemorado o dia do açaí – Foto: Reprodução

Segundo o nutricionista Lucas Fernandes, pós-graduado em nutrição e metabolismo e fisiologia do esporte,o açaí contêm antocianinas, que combatem o estresse oxidativo e inflamações, além de ácidos graxos ômega-9 e ômega-6, que contribuem para a saúde cardiovascular. A fruta também é uma excelente fonte de vitaminas A, cálcio e potássio, promovendo benefícios digestivos e energéticos.

Porém, Fernandes alerta para o consumo excessivo de açaí, especialmente em suas versões industrializadas, que podem ser altamente calóricas devido à adição de açúcares e xaropes. “Pessoas com problemas de controle calórico ou em processo de perda de peso devem ter cuidado”, recomenda o nutricionista.

Em relação ao mito de que o açaí causa ganho de peso, Lucas esclarece que a fruta, quando consumida pura ou com combinações saudáveis, como frutas e sementes, pode ser parte de uma dieta equilibrada, até mesmo para quem busca emagrecer. “O problema está nas preparações calóricas, que incluem granola, mel e outros ingredientes açucarados”, explica.

Lucas esclarece que a fruta, quando consumida pura ou com combinações saudáveis, como frutas e sementes, pode ser parte de uma dieta equilibrada – Foto: Reprodução

O açaí também é uma excelente opção para quem pratica atividades físicas, por fornecer energia rápida e auxiliar na recuperação muscular, graças aos antioxidantes e gorduras boas. “É especialmente útil como pré ou pós-treino”, afirma Fernandes.

Os acreanos, que têm uma forte relação cultural com a fruta, possuem suas preferências particulares. Jardson Lopes, um consumidor regular, afirma que “o açaí do Norte tem um diferencial: ele é puro, sem alterações”. Ele relata preferir o açaí cremoso, mas destaca que a combinação clássica com farinha é a mais comum entre os moradores. 

João Guilherme, outro apreciador, prefere consumir o açaí com creme de leite e leite condensado, mas destaca a qualidade superior do açaí da região. “Ele tem um aspecto de polpa mais concentrada”, compara. Sua experiência mais inusitada foi provar a mistura de açaí com creme de cupuaçu.

Além de ser consumida de forma natural, ela também pode ser acompanhado de cereais e amendoim – Foto: Arquivo Pessoal/Mirlany Silva

Kevin Morais também compartilha sua preferência pelo açaí cremoso, geralmente acompanhado de cereais e amendoim, mas destaca a pureza do açaí do Norte como um diferencial importante. “Sempre que viajo, percebo que o açaí de outras regiões parece mais artificial”, comenta. Moraes ainda relata uma experiência curiosa com uma amiga paraense, que combinava o açaí com alimentos salgados, como frango e calabresa.

Para muitos acreanos, como Alcivana Ferreira, a tradição e a qualidade do açaí da região são inquestionáveis. “O melhor açaí vem do Pará e da Amazônia”, afirma ela, destacando a cidade de Feijó, no Acre, como um dos grandes polos de produção da fruta.