As aulas da rede estadual de ensino previstas para segunda-feira, 9, foram suspensas em diversos municípios do Acre devido aos elevados índices de fumaça causados pelas queimadas que atingem a região. As aulas permanecerão suspensas em Rio Branco, Porto Acre, Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. Nos demais municípios, as atividades escolares ocorrerão normalmente.
A decisão foi baseada no Relatório Comparativo de Concentração de Partículas, elaborado diariamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que monitora o nível de partículas nocivas à saúde no ar dos municípios acreanos.
Além do governo estadual, a Prefeitura de Rio Branco também suspendeu as aulas da rede municipal, seguindo a mesma orientação. A medida visa proteger a saúde dos alunos e profissionais da educação, que poderiam ser prejudicados pelos altos índices de poluição causados pelas queimadas na região.
O secretário de Educação em exercício, José Paulo Machado, reforçou que a situação continuará sendo monitorada e novas medidas serão tomadas, se necessário, para garantir a segurança de todos.