A Polícia Militar, prendeu na noite do último domingo, 15, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente José Rosivan Cavalcante, de 58 anos, no município de Tarauacá, no interior do Acre. A prisão ocorreu após um acidente de trânsito próximo à Ponte de Tarauacá.
De acordo com a polícia, José Rosivan colidiu com um motociclista e estava visivelmente embriagado. O tenente, além de estar alterado, reagiu à prisão e estava armado.
“O tenente sacou a arma de fogo no momento em que recebera a voz de prisão”, disse a Polícia Militar.
Populares relataram que Rosivan estava indo em direção à cidade, enquanto o motociclista, Adegilson de Queiroz Amorim, seguia na direção oposta. Próximo à ponte, o condutor do carro invadiu a pista e colidiu com a moto. Adegilson sofreu cortes nas pernas, mas não corre risco de vida.
A Polícia Militar relatou que Rosivan Cavalcante estava bastante alterado e com sinais da capacidade psicomotora alterada, levando a crer que estava visivelmente embriagado.
A Polícia Militar afirmou que Rosivan apresentava sinais de embriaguez, como odor de álcool no hálito, agressividade, olhos avermelhados e exaltação. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. “Foi indagado se havia ingerido bebida alcoólica, e ele admitiu ter bebido durante o almoço. Esses sinais configuram o crime previsto no Art. 306 do CTB, que trata de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa”, explicou a polícia.
Durante a abordagem, o tenente reagiu à prisão, tornando necessário o uso de força moderada. Rosivan estava portando uma arma de fogo calibre .380 com 12 munições intactas.
O tenente, acompanhado de seu advogado Willian Eleamen, foi levado para a delegacia. O motociclista foi encaminhado ao hospital com escoriações e cortes nas pernas, e permanece sob cuidados médicos.
“Todo o procedimento legal foi feito na presença do advogado do tenente Cavalcante e assim confeccionado boletim e entregue juntamente com a arma de fogo com 12 munições intactas. O veículo apresentava amassadura na parte frontal esquerda e porta, e a moto na parte frontal apresentava avarias”, informou a PM.
O delegado José Ronério afirmou que o tenente Cavalcante está detido no quartel dos bombeiros e foi indiciado por três crimes: lesão corporal culposa, embriaguez ao volante e resistência à prisão. Ele passará por audiência de custódia na justiça, conforme relatado pelo delegado.