Bocalom falta a debate com candidatos na Ufac, e adversários criticam ausência: “Prefeito fugiu do debate”

Os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC) promoveram, na última sexta-feira, 20, o primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Rio Branco. O evento, realizado no Centro de Convenções da instituição, reuniu os principais postulantes ao cargo, exceto o atual prefeito Tião Bocalom, que justificou a ausência devido a problemas de saúde.

1º debate do curso de Jornalismo da Ufac – Foto: Assessoria

Em nota, a Coligação Produzir para Empregar informou que Bocalom estava com a garganta irritada e a voz rouca, condições atribuídas à intensa fumaça que tem afetado a capital acreana nos últimos dias.

“Por causa da intensa fumaça dos últimos dias e especialmente hoje, Bocalom chegou ao final do dia com a garganta irritada e a voz muito rouca e foi orientado pelo seu médico a não fazer esforço vocal”, diz um trecho da nota.

Entretanto, a justificativa não convenceu os adversários. Isso porque, na tarde do mesmo dia, Bocalom compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que aparece visitando a Casa da Aliança ao lado de sua namorada, Kelen Nunes, experimentando anéis. Na legenda da publicação, o prefeito escreveu: “Aguardem os próximos capítulos”, deixando eleitores intrigados e levantando dúvidas sobre a real condição de saúde que o teria impedido de participar do debate.

O ex-prefeito e candidato Marcus Alexandre criticou a ausência de Bocalom e destacou a importância do evento para discutir questões cruciais para a cidade.

“O prefeito tinha que estar aqui para responder pela falta d’água, pelo caos no transporte, pela saúde e pelas 2.500 crianças fora da sala de aula. Ele fugiu do debate, mas nós viemos, estamos preparados para enfrentar”, afirmou Marcus.

Emerson Jarude também não poupou críticas. “Bocalom passou quatro anos sem trabalhar e hoje inventou um atestado médico. Precisamos focar em discutir o futuro de Rio Branco e mudar a cidade”, declarou.

Já Jenilson Leite ressaltou o respeito aos eleitores e a importância dos debates.

“Infelizmente, o prefeito fugiu de um espaço tão importante para discutir os problemas que precisamos solucionar. Todos enfrentamos dificuldades com a fumaça, mas estou aqui em respeito à população e aos estudantes da UFAC”, pontuou Jenilson.

Veja a entrevista com os candidatos abaixo: