Parlamento Juvenil do Mercosul 2025 prorroga inscrições; estudantes acreanos podem se inscrever

Como forma de promover o protagonismo juvenil, as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025 foram prorrogadas até o dia 21 de novembro. No Acre, três alunos do ensino médio serão selecionados para representar o estado em uma experiência internacional, junto a outros 81 jovens brasileiros.

Os interessados devem realizar a inscrição por meio de um formulário eletrônico disponível na página oficial do evento. Para o preenchimento, é necessário ter em mãos documentos como CPF, comprovante de residência e informações escolares, incluindo o endereço da instituição e o código INEP, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Com o tema “Integração regional e as mudanças climáticas”, os alunos selecionados participarão de uma etapa nacional preparatória e, em seguida, do encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) em agosto de 2025.

Podem se inscrever alunos do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas estaduais e municipais, que atendam aos critérios de rendimento escolar, com frequência mínima de 75% e aprovação em todas as disciplinas do primeiro semestre de 2024, além de disponibilidade e autorização dos pais para participação em viagens supervisionadas, tanto nacionais quanto internacionais.

Para participar, os estudantes devem apresentar um projeto de autoria própria, orientado por um professor, que promova a participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.

A primeira fase de seleção contará com uma votação popular, marcada para ocorrer entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento ou pelo e-mail pjm@mec.gov.br.