Defesa Civil inicia retorno de famílias desabrigadas em Rio Branco mesmo com Rio Acre acima dos 10m

Mesmo sem atingir o nível de 10 metros, considerado ideal para o retorno das famílias desalojadas, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco deu início à operação “De volta para casa” nesta quinta-feira (27). O coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão, explicou que uma análise detalhada de toda a bacia hidrográfica garantiu a segurança necessária para essa decisão.

Na medição das 5h29 desta quinta, o Rio Acre marcou 11,62 metros, apresentando uma redução de 63 centímetros nas últimas 24 horas. Mesmo com as chuvas que atingiram a capital desde a tarde de terça-feira (25), o nível do rio seguiu em queda. Na quarta-feira (26), a medição apontava 12,25 metros pela manhã. A cota de alerta na capital é de 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir de 14 metros.

Apesar da continuidade das chuvas entre quarta-feira e a madrugada de quinta, o acumulado foi de 12,80 milímetros, o que não impediu a redução do nível do rio. Segundo Falcão, o Riozinho do Rola, que costumava permanecer acima dos 15 metros, já baixou para menos de 14 metros, reforçando a segurança para o retorno das famílias às suas casas.

Mesmo sem atingir os 10 metros, os estudos indicam que já é possível iniciar o retorno. A tendência é que as chuvas diminuam em intensidade, sem eventos generalizados nos últimos dias de março“, afirmou o coordenador.

Na quarta-feira (26), o Rio Acre registrou 12,14 metros às 9h, 12,08 metros ao meio-dia e 12,05 metros às 15h. No início da noite, saiu dos 12 metros e finalizou o dia em 11,87 metros.