O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não acredita na possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro voltar ao poder. Segundo Moraes, mesmo que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal em andamento, ele continua inelegível por conta de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas condenações já foram apeladas e agora estão sob análise do STF.
“Somente o Supremo poderia reverter essas decisões, e eu não vejo nenhuma chance disso acontecer”, afirmou Moraes em entrevista à revista norte-americana The New Yorker, publicada na última segunda-feira (7).
O ministro também comentou que, embora Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente possam se candidatar à Presidência, nenhum deles possui a mesma influência junto às Forças Armadas como Bolsonaro tinha.
No dia 26 de março, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República e tornou Bolsonaro e mais sete aliados réus por suspeita de trama golpista para tentar anular as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.
Moraes rebateu alegações de perseguição política: “Cada acusado terá a chance de se defender em tribunal. Mas a ideia de perseguição ou inimizade pessoal não se sustenta, porque não foi só a Polícia Federal que os acusou — o próprio procurador-geral decidiu apresentar a denúncia.”