O empresário Adem Araújo, de 57 anos, tomou posse como novo presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) na tarde desta terça-feira (22), durante uma reunião com os funcionários da entidade, realizada na sede da federação, localizada no estádio Florestão, em Rio Branco.
Adem era vice-presidente e assumiu o cargo após o falecimento do ex-presidente Antônio Aquino Lopes, ocorrido na última quarta-feira (16) por insuficiência respiratória. Aquino liderou a FFAC por 41 anos.
Com a homologação feita conforme o estatuto da instituição, Adem Araújo agora é oficialmente o novo presidente da entidade. Ele foi eleito como vice na última gestão iniciada em 2018, e reeleito junto com Aquino em 2023, com mandato previsto até abril de 2027.
Segundo o estatuto da FFAC, o vice-presidente assume a presidência em caso de vacância do cargo.
Adem Araújo é conhecido no meio empresarial por ser sócio de uma tradicional rede de supermercados com atuação em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) há mais de quatro décadas. Ele também tem uma longa história de incentivo ao esporte local, com quase 30 anos de apoio a iniciativas esportivas no estado.
Em 2022, fundou e se tornou sócio majoritário do Santa Cruz-AC, e, na ocasião, chegou a pedir afastamento da FFAC, mas o então presidente Antônio Aquino não aceitou sua saída. Agora, ele assume a missão de seguir o legado deixado pelo antigo dirigente e dar continuidade ao trabalho à frente do futebol acreano.