Frente fria deve derrubar temperaturas no Acre com chegada da nona onda polar a partir desta sexta-feira

A previsão do tempo para os próximos dias no Acre indica uma mudança significativa no clima. A partir desta sexta-feira, 20 de junho, uma forte onda de frio deve atingir o estado, provocando uma queda brusca nas temperaturas. A informação é do pesquisador Davi Friale, que alerta para a chegada da terceira friagem do ano, fenômeno que também marca o início do inverno no hemisfério sul.

Segundo Friale, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 16 °C nas primeiras horas da manhã de sábado (21) e domingo (22) em cidades como Rio Branco, Brasileia e outras da região do Vale do Rio Acre. Até a chegada dessa frente fria, no entanto, o calor ainda será predominante.

Até a próxima quinta-feira, dia 19, o clima deve seguir com sol forte, calor intenso e chuvas isoladas em todo o estado. As temperaturas máximas devem ficar entre 31 °C e 34 °C. Já as mínimas previstas são de 20 °C a 23 °C nas regiões leste e sul, e de 21 °C a 24 °C na região do Juruá.

Com a aproximação da onda de frio, os ventos também vão mudar. “Até quarta-feira, os ventos estarão fracos ou calmos, soprando do norte, com variações de noroeste e nordeste. A partir da tarde de quinta-feira, com a chegada da frente fria, os ventos passarão a soprar do sudeste, com alta possibilidade de fortes rajadas na noite de sexta-feira”, explicou o pesquisador.

A população deve se preparar para as mudanças no clima, principalmente com a queda acentuada das temperaturas e os ventos mais intensos.